Gratificação é o reconhecimento e a valorização de profissionais por seus esforços na forma de benefício financeiro, um agradecimento pelo serviço prestado, realizado por meio de pagamento extra, na quantia e com periodicidade definidos pela empresa.
Muitas empresas adotam a prática da gratificação para estimular as equipes, motivar seus funcionários e demonstrar o quanto são importantes e parte integrante da organização.
Esse sentimento de pertencimento gera satisfação e impulsiona o rendimento de todos.
A gratificação é um reforço positivo que melhora o desempenho e os resultados, aumenta a produtividade, a proatividade e ajuda a reter talentos.
Essa bonificação pode ser oferecida com base em diferentes critérios, como tempo de empresa, desempenho ou lucros, conforme veremos mais adiante.
Antes, entenda como funciona a gratificação e se é um benefício obrigatório.
Letra: G
Gestão de talentos
Gestão de talentos nada mais é do que uma estratégia competitiva, vista como um compromisso da empresa, e, principalmente do RH, que busca atrair, desenvolver e reter os bons profissionais disponíveis no mercado de trabalho.
Gestão de produtividade
Basicamente, a gestão de produtividade é um conjunto de práticas que visa administrar e acompanhar os elementos que influenciam a produtividade dentro da organização, a começar pelas metas criadas no planejamento estratégico, passando pela gestão de tarefas, fluxo de trabalho e gestão de equipes.
Gestão de Carreiras
A gestão de carreira é uma ferramenta gerencial encontrada em organizações bem estruturadas. Seu principal objetivo é estabelecer trajetórias de carreira, assegurando que os colaboradores tenham perspectivas de desenvolvimento e de ascensão profissional.
Gestão de Metas
A gestão de metas pode ser definida como o ato de planejar e supervisionar a estratégia de metas e os processos exigidos para que todos os resultados e objetivos do negócio sejam alcançados com sucesso