Muito se tem falado na dificuldade das empresas em contratar pessoas qualificadas no Brasil. Além de ser um processo caro, que pode ser longo, ainda existem indefinições se realmente aquela contratação foi acertada, ou seja, os riscos existem e não são baixos. Assistimos alguns CEOs escreverem artigos, participarem de eventos e o discurso tem “precisamos de pessoas qualificadas”, “investir em educação e treinamento”, mas e depois de contratar?
É fácil encontrarmos empresas com planos de desenvolvimento e treinamento para os colaboradores. Esses treinamentos podem ter objetivos específicos, melhorar alguma competência, aumentar o engajamento dos colaboradores ou fazer parte de uma trilha de desenvolvimento. Mas tem uma pergunta que sempre incomoda os gestores: a sua empresa dá as oportunidades que os colaboradores querem para o desenvolvimento dele?
Em tempos de decisões rápidas em um mundo em completa transformação, atender as diretrizes de um Board ou Conselho necessita de uma área de recursos humanos participando ativamente das discussões e suportando estas decisões. Aqui entra o profissional de desenvolvimento humano. Análise de Pesquisas de Clima/pulsos/eNPS, estudo das entrevistas de desligamento, acompanhamento dos planos de desenvolvimento e dos mapas de sucessão dentro das empresas, assim como todo o processo de avaliação de performance e metas dos colaboradores, geram informações estratégicas para empresa poder reduzir riscos, e custos, com a gestão de pessoal, além de aumentar a transparência para toda organização, da gestão de pessoas.
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